VELHⒶS, um espetáculo de dança

A última criação de Francisco Camacho com um grupo de profissionais da dança data de 2012. VELHⒶS, o espectáculo que estreia a 22 e 23 de novembro no Theatro Circo, em Braga, é a materialização deste regresso.

Francisco Camacho reuniu um grupo de profissionais em torno dos 50 anos, desafiando os cânones da dança ocidental aprisionada na ideia de juventude, pujança e superação físicas. Ao som da música ao vivo de Sérgio Pelágio, reconfiguram sucessivamente o espaço, utilizando materiais diversos, que determinam a sua fisicalidade e o movimento. 

“Dar palco a uma idade habitualmente menos presente é também uma forma de reflexão sobre a história e a sua violência, que priva alguns sujeitos da sua existência plena, e apela a uma maior maturidade das comunidades”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Aqui, o palco também é para velhos/as e espera-se que o seu furor quase anarquista contagie quem os/as vê.

Refira-se que a última criação de Francisco Camacho com um grupo de profissionais da dança data de 2012. Nos anos que se seguiram investiu na criação a solo, coreografando “O Rei no Exílio – Remake”, “E pur si muove” e várias peças no seio do projecto “Viagem Sentimental”.

Após este ciclo, em que foi intensivamente director de si próprio e onde desafiou os limites enquanto intérprete participando em linguagens artísticas e universos estéticos que não os seus, considera ser o momento para voltar a dirigir outros intérpretes, focando-se nas unidades de base da criação coreográfica como estar e deslocar-se.

“Este projecto assume para si um carácter de religação à vontade e urgência criativas, um regresso à raíz, um novo encontro com o movimento e novas possibilidades para a dança”, encerra a nota.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s