V Festival Internacional de Guitarra de Amarante abre com Orquestra do Norte

concerto ON

A quinta edição do Festival Internacional de Guitarra de Amarante está carregada de novidades. A começar pela participação da ON – Orquestra do Norte já este sábado e pela inclusão do Festival na agenda cultural do Município.

Brasil, Áustria Inglaterra e Cuba – há participantes de vários pontos do mundo já inscritos no Concurso Internacional de Guitarra de Amarante. O arranque do Festival está marcado para as 22 horas, no Largo de São Gonçalo. Em palco estarão ainda os Laureados Andrés Madariaga (Chile) e Francisco Luís (Portugal). Também pela primeira vez, existirá ainda uma parceria com vários Festivais Europeus, nomeadamente com os Vencedores do Festival de Veria, Grécia, (concerto a 28 de junho); do Festival Pittaluga (Itália) e do Festival Klagenfurt, Áustria, (concerto a 29 de junho).

Segundo nota enviada às redações, “os vencedores de cada um destes festivais tocam em Amarante, partilhando o palco com outros artistas do programa. No futuro, o vencedor do V Festival de Guitarra de Amarante atuará nestes países”.

“Todos os anos trabalhamos para conseguir acrescentar algo diferente ao Festival. Na edição de 2019 ficamos muito felizes por conseguirmos a parceria com a Orquestra do Norte a quem vamos dedicar o momento de abertura oficial do evento”, começa por mencionar Taí Laranjeira, o Diretor-Executivo do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira. A pensar no reforço da projeção internacional deste Festival que soma já 5 anos, “a grande aposta passa também por estabelecermos parcerias com Festivais Europeus o que representa para nós maior diversidade e mais qualidade nos espetáculos que oferecemos, além de promovermos o intercâmbio entre artistas e participantes”, termina.

Judicael Perroy, Marco Tamayo e Anabel Montesinos são cabeças de cartaz

programa geral

As atenções do V Festival Internacional de Guitarra de Amarante estarão especialmente voltadas para o francês Judicael Perroy (França), o cubano Marco Tamayo e a espanhola Anabel Montesinos.

A 26 de junho tem lugar a Conferência subordinada ao tema “O Mimo e Amarante, cidade da Música”, com a diretora Lú Araújo.

O Concurso de guitarra inicia-se no dia 29 de junho, com quatro categorias: A,B,C e D que se destinam a jovens guitarristas com idades compreendidas entre os 6 e os 16. Nos dias 4, 5 e 6 de julho têm lugar as categorias principais, E e F para guitarristas com idades a partir dos dezassete anos e sem limite de idade. O vencedor do Concurso da principal categoria (F), será premiado com 5 mil euros e fará a abertura da VI edição do FIG-Amarante com orquestra. De 22 de junho a 6 de julho, a cidade de Amarante acolhe o V Festival/Concurso Internacional de Guitarra. Evento organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira – que conta com o apoio da Câmara Municipal!

De Amarante para o mundo, com concertos, masterclasses, estágios e um Concurso Internacional. A não perder!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s